domingo, 21 de junho de 2009

Onde estão localizados os micos-leões-de-cara-dourada em Niterói

Os grupos de micos-leões-de-cara-dourada estão distribuidos na Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro/Prefeitura de Niterói e no Parque Estadual da Serra da Tiririca/INEA.
Essas áreas estão localizadas na região de distribuição original do mico-leão-dourado que ocorre somento no Estado do Rio de Janeiro. A introdução de outra espécie de mico-leão pode comprometer a sobrevivência dos micos-leões-dourados que ocorrem em regiões vizinhas.


Os micos-leões-da-cara-dourada introduzidos e invasores podem expulsar os micos-leões-dourados, através da competição direta e/ou introduzindo doenças que não existiam na região. Além disso, o que representaria uma catástrofe, as duas espécies poderiam se misturar, dando origem a uma população de híbridos, que com certeza se espalhariam, ocupariam os remanescentes de Mata Atlântica e poderiam, inclusive, extinguir os micos-leões-dourados. A população de mico-leão-dourado mais próxima está localizada a apenas 40 Km em linha reta da área onde se encontra a população de micos-leões-da-cara-dourada.

Endereço para Correspondência

Instituto Pri-Matas para a Conservação da Biodiversidade
Caixa Postal 3304
Bairro Savassi - BH - MG
CEP: 30112-970
E-mail: primatas.caradourada@gmail.com

Apoio Financeiro e Logístico

O projeto de levantamento dos micos-leões-da-cara-dourada está sendo financiado pelo "Lion Tamarin of Brazil Fund" - LTBF

Apoiado e licenciado pelas seguintes Instituições:
- Comitê Internacional para a Recuperação e Manejo dos Micos-Leões
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
- Instituto Estadual do Ambiente - INEA/RJ
- Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro/Niterói, RJ