domingo, 21 de junho de 2009

Onde estão localizados os micos-leões-de-cara-dourada em Niterói

Os grupos de micos-leões-de-cara-dourada estão distribuidos na Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro/Prefeitura de Niterói e no Parque Estadual da Serra da Tiririca/INEA.
Essas áreas estão localizadas na região de distribuição original do mico-leão-dourado que ocorre somento no Estado do Rio de Janeiro. A introdução de outra espécie de mico-leão pode comprometer a sobrevivência dos micos-leões-dourados que ocorrem em regiões vizinhas.


Os micos-leões-da-cara-dourada introduzidos e invasores podem expulsar os micos-leões-dourados, através da competição direta e/ou introduzindo doenças que não existiam na região. Além disso, o que representaria uma catástrofe, as duas espécies poderiam se misturar, dando origem a uma população de híbridos, que com certeza se espalhariam, ocupariam os remanescentes de Mata Atlântica e poderiam, inclusive, extinguir os micos-leões-dourados. A população de mico-leão-dourado mais próxima está localizada a apenas 40 Km em linha reta da área onde se encontra a população de micos-leões-da-cara-dourada.

3 comentários:

  1. Bastante esclarecedor, por meio d seu blog e pesquisando mais a fundo vi que realmente este animal não é natural de nossa região como eu pensava. Ja vi algumas vezes inclusive no quintal de minha casa, onde registrei em video. Nota-se que são proveniente de algum cativeiro pelo fato de serem extremamente mansos. Uma preocupação a mais alem dos saguis que infestam essas matas atacando ninhos e arvores frutiferas, e que se não me engano tambem não são naturais daqui.

    ResponderExcluir
  2. Silvano, um grupo desses micos passou hoje lá no sítio onde meus pais moram, perto da Vila Progresso. Não consegui fotografar, mas contei pelo menos 7. E parece que gostaram dali porque meus pais disseram que estão pelas redondezas nas últimas semanas. Já mandei um e-mail para o Instituto Pri-Matas informando sobre o caso.

    ResponderExcluir
  3. Silvano e Mattoso!
    Agradecemos as suas contribuições! Gostaríamos de um telefone de contato ou email para conversarmos melhor. Essas informações são essenciais para nós!
    Nosso email é primatas.caradourada@gmail.com e o facebook é http://www.facebook.com/profile.php?id=100002878233750.

    Atenciosamente,
    Equipe Pri-Matas

    ResponderExcluir

Endereço para Correspondência

Instituto Pri-Matas para a Conservação da Biodiversidade
Caixa Postal 3304
Bairro Savassi - BH - MG
CEP: 30112-970
E-mail: primatas.caradourada@gmail.com

Apoio Financeiro e Logístico

O projeto de levantamento dos micos-leões-da-cara-dourada está sendo financiado pelo "Lion Tamarin of Brazil Fund" - LTBF

Apoiado e licenciado pelas seguintes Instituições:
- Comitê Internacional para a Recuperação e Manejo dos Micos-Leões
- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
- Instituto Estadual do Ambiente - INEA/RJ
- Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro/Niterói, RJ